Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 12 de Fevereiro de 2016

Notícias e Comunicados

Vídeo mostra alterações no SIPAC que viabilizam informatização de processos 04/02/2016 17:57

A Superintendência de Informática da UFRN divulga vídeo para apresentar alterações no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). As mudanças ocorrem no módulo de Protocolo e visam informatizar os processos da Instituição, além de atender uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UFRN.

A adoção dos processos eletrônicos viabilizará uma maior celeridade e agilidade dos procedimentos, além da facilitação do acesso a processos e documentos, a diminuição da burocracia e, principalmente, a diminuição do impacto ambiental, prática tão necessária em tempos em que o meio ambiente sofre com os efeitos da modernização.

A SINFO/UFRN comunica que as atualizações necessárias para a realização do processo eletrônico no SIPAC serão disponibilizadas na versão 4.21.1 do sistema, liberada nesta quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016. As alterações poderão ser visualizadas nos manuais listados abaixo, assim como o vídeo.

Assinar Documentos

Cadastrar Template de Documento

Listar/Alterar Template de Documento

Autenticar Documentos

Associar Tipo de Documento a Classificação CONARQ

Associar Tipo de Processo a Classificação CONARQ

Adicionar Documentos

Alterar Processo

Demais alterações


SINFO realiza alterações no SIPAC para viabilizar a informatização dos processos 03/02/2016 17:55

Já há algum tempo é possível notar que a sociedade vem passando por um processo de informatização de suas práticas, o que trouxe grandes avanços para a comunicação, o armazenamento e a trocas de informações e despertou nas instituições, em específico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, a necessidade de adaptação.

Nesse contexto, e buscando cumprir o compromisso de evoluir constantemente seus sistemas e processos, além de atender uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI da UFRN para o período 2015-2019, a Superintendência de Informática - SINFO/UFRN vem realizando modificações em seus sistemas, em específico no módulo de Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC, no intuito de adotar os processos eletrônicos na gestão universitária.

Dentre os principais benefícios de viabilizar a informatização do processo, é possível destacar a maior celeridade e agilidade dos procedimentos, a facilitação do acesso a processos e documentos, a diminuição da burocracia e, principalmente, a diminuição do impacto ambiental, prática tão necessária em tempos em que o meio ambiente sofre com os efeitos da modernização.

Assim sendo, a SINFO/UFRN comunica que as atualizações necessárias para a realização do processo eletrônico no SIPAC serão disponibilizadas na versão 4.21.1 do sistema, a ser liberada na próxima quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016. Oportunamente, informa também que as unidades e setores da Instituição passarão por um período de adaptação às novas funcionalidades, no qual poderão optar por realizar a tramitação do processo de forma eletrônica ou física. A duração do período de adaptação será divulgada em breve pela gestão da Instituição.

Por fim, no intuito de esclarecer dúvidas e auxiliar no período de adaptação, a SINFO disponibilizará manuais e vídeos com o passo-a-passo das novas operações. Em paralelo, serão oferecidos aos servidores da UFRN que utilizam o módulo de Protocolo do SIPAC treinamentos que permitirão a familiarização com as novas operações e procedimentos, bem como o esclarecimento de dúvidas. Segue, abaixo, a agenda dos treinamentos que serão realizados:

23/02 - 14h às 18h
25/02 - 08h às 12h
07/03 - 14h às 18h
09/03 - 08h às 12h
18/03 - 08h às 12h

Colocamo-nos desde já à disposição para o esclarecimento de quaisquer possíveis dúvidas.


Informatização de processo é aperfeiçoada pela SINFO

Combate ao Aedes aegypti na UFRN 28/01/2016 12:56

O Brasil e o mundo estão diante do desafio do enfrentamento do Aedes aegypti, principalmente agora quando as consequências da ação desse mosquito se soma a Zika (doença causada pelo Zika vírus) que vem sendo associada à incidência de microcefalia.


Até o momento a forma mais eficiente de controlar as consequências do Aedes aegypti é por meio da eliminação dos focos da sua reprodução e essa é uma medida que deve ser profundamente inserida na cultura de toda a sociedade brasileira. Nesse ano, o Governo Brasileiro iniciará uma série de medidas de curto, médio e longo prazo para contribuir com esse processo tão fundamental para o futuro do Brasil e, nessa direção, a Presidenta Dilma Roussef determinou que já no dia 29 de janeiro (próxima sexta-feira) as dependências físicas da Administração Pública Federal em todo Brasil passem por uma varredura que busque eliminar todos os possíveis focos do Aedes aegypti (reservatórios, caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, pneus etc.). Essa medida, além do seu resultado direto na redução da proliferação do mosquito tem por objetivo ser exemplo para toda a sociedade brasileira.


As ações específicas na UFRN estão sendo discutidas neste momento e serão anunciadas até o final do dia de hoje.


O envolvimento de todos nesse processo é fundamental para o sucesso da nossa ação. No intuito de estimular o protagonismo dos estudantes recomendamos adicionalmente o registro, pela comunidade acadêmica, das ações desenvolvidas no dia 29 de janeiro, inclusive com fotos e vídeos, para compor uma coletânea a ser divulgada no portal da campanha do Ministério da Educação.

Solicitação para utilização do SIGEleição. 25/05/2015 14:23

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGRH | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2007-2016 - UFRN - sistemas6b.info.ufrn.br.sistemas6bi1 v4.22.6a