Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Julho de 2015

Notícias e Comunicados

FUNCIONAMENTO EXCEPCIONAL DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - SEXTA-FEIRA - 03/07/2015

O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO AVISA A COMUNIDADE QUE AMANHÃ, SEXTA-FEIRA DIA 03/07/2015, EM VIRTUDE DA COMEMORAÇÃO JUNINA DOS FUNCIONÁRIOS DO RU, NÃO FUNCIONAREMOS PARA JANTAR, DESSE MODO A REFEIÇÃO DO ALMOÇO SERÁ DE 11 AS 13H COM QUENTINHA PARA O JANTAR DOS RESIDENTES.

UFRN chega aos 57 anos cheia de sonhos e projetos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – a maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Rio Grande do Norte – chega aos 57 se preparando para a excelência acadêmica e administrativa. Para isso, está formatando um novo Plano de Gestão universitária para os próximos quatro anos, que dê suporte às prioridades estabelecidas pelo reitorado Ângela Maria Paiva Cruz e José Daniel Diniz Melo.

Com mais de 100 programas de pós-graduação e mais de 100 pedidos de patentes, registros e marcas, a instituição atinge os 57 anos em plena vitalidade: alem do campus central, em Natal, está presente nos quatro campi do interior (Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó), onde serão ofertados novos cursos da área da saúde e ampliadas as vagas nos já existentes, como Medicina Multicampi, e construídos novos prédios para abrigar ginásios de esporte, restaurantes, laboratórios, institutos de pesquisa e ambientes para o ensino e pesquisa. Por meio de cursos presenciais e a distância a UFRN chega, atualmente, em mais de 20 municípios do RN e de outros estados, contabilizando cerca de 42 mil alunos no ensino da graduação, da pós-graduação, na formação técnica e na educação infantil.


O aniversário nessa quinta-feira, 25 será comemorado modestamente, a partir das 17h, com um ato ecumênico na Capela do Campus, em Natal, mas a evolução e a contribuição social da instituição é inegável. Ao analisar a trajetória institucional no contexto norte-rio-grandense, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz reflete que “houve esforço de todos os reitorados para que a UFRN cumpra e continue cumprindo a sua função social, e se tornasse a referência que é hoje em qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, entre tantas grandes instituições públicas de ensino superior que temos no país”.

Iniciando o 15º reitorado da instituição, Ângela Paiva - primeira mulher reitora da UFRN em 2011 e reeleita para mais um mandato de quatro anos – observa que os investimentos públicos presentes na UFRN só se justificam se a instituição continuar preparando pessoas para atender as demandas sociais e do mundo do trabalho, e se o conhecimento produzido por ela seja disponibilizado para a elaboração de políticas públicas que venham a intervir positivamente na sociedade, de forma a melhorar as condições de vida das pessoas”.

“Temos uma grande responsabilidade”, pondera Ângela Paiva, “pois o sonho de construir esse patrimônio público idealizado por nomes como Câmara Cascudo, Dinarte Mariz e Onofre Lopes, realizado há cinco décadas por 12 reitores, tem de continuar. Há muito a ser feito, ainda, na UFRN, tanto em expansão para dentro do estado como para fora do país; precisamos ofertar formações novas e aperfeiçoar os processos de gestão. Mas, o grande desafio dessa instituição, daqui por diante, será alcançar a excelência acadêmica e administrativa. E é isso que essa nova gestão vai perseguir. Projetos é o que não nos faltam”, conclui a reitora.

O aniversário da UFRN é tema do artigo da reitora Ângela Paiva, intitulado 57 anos de UFRN, publicado no Portal da Andifes, disponível no endereço: http://www.andifes.org.br/?p=40011; e no Jornal Tribuna do Norte, edição desta quinta-feira.

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015.


O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015. 


É importante observar que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL tem as seguintes vantagens: (1) É gratuito; (2) Conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) Pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Podem se inscrever alunos e servidores (docentes e técnicos administrativos) e candidatos a editais do Programa Ciência sem Fronteiras que aceitem pontuação TOEFL ITP para comprovar proficiência. 


Inscrições através do Portal isf.mec.gov.br.


 


Informações no NucLi (Núcleo de Línguas – IsF), localizado no Setor 2, Bloco I, 3º andar, Sala 18.


Tel.: (84)3342-2244 


Email: isf.ufrn@gamil.com


SIPAC se adequa às novas normas do Governo Federal

A Superintendência de Informática da UFRN, por decreto interministerial, passa por mudanças na operacionalização do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). A partir de agora, o sistema está diretamente ligado ao Protocolo Integrado, ferramenta do Governo Federal que trabalha como uma base de dados armazenando informações sobre documentos, avulsos ou processos em tramitação.


A mudança atende a portaria criada em 30 de dezembro de 2014 e não irá interferir nas funcionalidades do SIPAC, que continuará sendo acessado normalmente. Essa iniciativa oferta mais um canal para consultas, além de serviços como o envio de informes sobre a movimentação da documentação via correio eletrônico (e-mail).


A única diferença é mesmo a associação do SIPAC ao Protocolo Integrado, como explicado na própria portaria de número 2.320:


Art. 1º Fica instituído o Sistema Protocolo Integrado, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, com o objetivo de disponibilizar para a sociedade a consulta de informações sobre a tramitação de documentos, avulsos ou processos.


Parágrafo único. O Sistema Protocolo Integrado não substituirá os sistemas de protocolo utilizados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, cabendo aos sistemas existentes interoperar com o Sistema Protocolo Integrado.


A parceria entre as instituições e o Governo trará alguns benefícios para a sociedade como a oferta de uma visão integrada do trâmite dos documentos e processos com maior transparência e facilidade de acesso (computador ou celular); redução do tempo de atendimento e dos deslocamentos para o acompanhamento de processos e documentos; informar o cidadão sobre a movimentação do seu processo ou documento por e-mail através de mensagem automática por movimentação.


Já para os Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, estão entre os benefícios a oferta de serviço útil à sociedade, disponibilizando consulta integrada de protocolos do Governo Federal e recebimento de informes de tramitação via e-mail; promoção da transparência ativa, garantindo aos cidadãos o direito de acesso à informação conforme determina a Lei n° 12.527/2011; simplificação do atendimento ao cidadão, de acordo com o Decreto nº 6.932/2009, possibilitando a ampliação dos serviços eletrônicos prestados pelos órgãos; redução dos custos por meio da redução da demanda de atendimento presencial; promoção da padronização das informações; e possibilidade de consultas gerenciais sobre processos e documentos.


Uma outra portaria promulga alterações no Número Único de Protocolo (NUP), codificação sistemática para identificação de processos de documentos. A portaria nº 2.321, também publicada em 30 de dezembro de 2014, promove a alteração do NUP de 17 para 21 dígitos. Os acréscimos serão de dois dígitos nos grupos numéricos referentes ao código de identificação da unidade administrativa e ao registro sequencial dos documentos, avulsos ou processos.


Atualmente, o NUP é composto por quatro grupos de numerais dispostos da seguinte forma:


 


(Código da Unidade).(Número de Registro)/(Ano)-(Dígito Verificador)


 


 Código de Identificação da Unidade Administrativa – 5 dígitos


Número de Registro do documento, avulso ou processo – 6 dígitos


Ano de Atribuição do NUP – 4 dígitos


Dígito Verificador – 2 dígitos


 


Exemplo: 23077.000001/2015-40 (17 dígitos)


 


Com a portaria em vigor, o Código de Identificação da Unidade Administrativa e o Número de Registro do Documento receberão mais dois dígitos, alocados à esquerda.


 


Exemplo: 0023077.00000001/2015-40 (21 dígitos)

SIPAC se adequa às novas normas do Governo Federal - Atualizado em 28-05.pdf

Solicitação para utilização do SIGEleição.

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGRH | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2007-2015 - UFRN - sistemas6b.info.ufrn.br.sistemas6bi1 v4.19.5a